terça-feira, 12 de junho de 2012

Ricardo Marcelo garante limpar pauta antes do recesso; 'MP do interesse dos professores será votada', diz

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PSDB), garantiu na manhã desta terça-feira (12.06), ao receber em seu gabinete líderes classistas do Magistério Estadual, que todas as matérias que estão tramitando na Casa de Epitácio Pessoa serão votadas até o próximo dia 20, antes do recesso parlamentar, com destaque para a votação da MP 196/2012, do Poder Executivo, objeto de interesse e da visita dos professores do Estado ao chefe do Legislativo Estadual.

Ricardo Marcelo informou, em entrevista concedida à Imprensa após o encontro com os professores, que a classe encaminhou dois pleito, o primeiro para que a MP 196 seja votada antes do recesso e, a segunda, que a matéria seja aprovada em plenário com a emenda apresentada pelo deputado Janduhy Carneiro (PPS), a qual garante as conquistas do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR). “A reivindicação dos professores é justa, mas caberá a eles convencer todos os trinta e seis deputados no sentido de aprovar a matéria com a emenda em questão”, declarou.
Quanto à votação da MP 196 até o próximo dia 20, o chefe do Legislativo Estadual assegurou que não só a MP em questão mas todas as matérias serão votadas na Casa antes do recesso parlamentar. “Vamos limpar a pauta antes do dia vinte, ocasião em que será iniciado o recesso parlamentar”, reafirmou.
O professor Francisco Fernandes, presidente da Associação dos Professores de Licenciatura Plena do Estado da Paraíba (APLP), disse na ocasião que os professores estão pedindo o apoio dos deputados porque a atual MP 196, da forma que o governo enviou à Assembleia, é uma “armadilha”. “A MP do governo garante o Piso Nacional aos professores que estão iniciando, do nível inicial, mas acaba com as vantagens e direitos adquiridos pelos professores mais antigos e graduados, a partir do denominado congelamento”, explicou.
Francisco Fernandes revelou que a medida do governo nivela todos por baixo, o que vai desestimular o aperfeiçoamento e a graduação dos mestres. “Com a medida, vai chegar um dia em que um professor com doutorado vai ganhar igual a um professo de início de carreira, que tem apenas o curso pedagógico. Isso é justo? Acredito que não! E a única saída é votar a matéria com a emenda de Janduhy Carneiro, que mantém a eficácia do PCCR”, ressaltou.
Opinião semelhante foi externada pelo professor Francisco Belarmino, membro da diretora do Sindicato dos Professores. “Nunca, na história do Estado, houve absurda medida. O motivo da nossa visita a esta Casa é pedir apoio no sentido de que os deputados, legítimos representantes do povo, não permitam que a medida do governo seja aprovada da forma original. Ou seja, pedimos que eles votem a matéria com a emenda de Janduhy”, acrescentou.
O encontro entre o presidente Ricardo Marcelo e o pessoal do Magistério contou também com a participação dos deputados Arnaldo Monteiro (PSC) e Aníbal Macolino (PSL).


fonte: Paraíba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário