quarta-feira, 11 de maio de 2011

Exclusivo: 'Oxi', a super droga, chegou a Paraíba; ela mata um terço dos viciados já no 1º ano de uso

Mais destrutivo e viciante do que o crack, o 'oxi' já chegou à Paraíba. As pedras, que são vendidas por R$ 2, cinco vezes menos do que o crack, matam um terço dos viciados já no primeiro ano de uso. Especialistas dizem que a nova droga deve agravar ainda mais os problemas de saúde pública no Estado, onde existem centenas de dependentes químicos.
A declaração foi dada pelo especialista em drogas, Deusimar Guedes, no programa radiofônico Correio Debate (98 FM). "A droga ainda não foi apreendida no nosso Estado porque a polícia não soube identificar, mas convivo diariamente com viciados que me informaram que a nova droga já chegou, sim, a João Pessoa."
O oxi foi descoberto na Acre e entrou no Brasil pela Bolívia e pelo Peru. As pedras de oxi são feitas de pasta base de cocaína acrescida de cal virgem, querosene ou gasolina, ingredientes mais baratos e corrosivos do que o bicarbonato de sódio e o amoníaco, que compõem o crack. Segundo especialistas, assim como o crack, o oxi é capaz de viciar nas primeiras vezes em que é consumido.
Para o ex-viciado em drogas, Rogério Aragão, 38 anos, o oxi deve invadir ainda mais o Estado justamente por ser mais barato que o crack. Ele relatou como iniciou na droga: "Comecei aos 17 anos no álcool e, como a maioria dos jovens, experimentei a maconha. Quando me dei conta, já estava no crack." E lamenta: "Perdi tudo. Cheguei a 'fumar' um carro e um apartamento."
Hoje, Rogério Aragão é professor de Jiu Jitsu e dá aulas para crianças e adolescentes de classe baixa. "Faço disso uma missão para que os jovens não entrem no submundo da droga e para mostrar a sociedade que a reabilitação é, sim, possível."

fonte: portal da correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário