quarta-feira, 18 de maio de 2011

População de Brejo dos Santos sofre há quase um mês com surto de conjuntivite viral

Mais uma epidemia está causando danos a saúde de boa parte da população do  municipio de Brejo dos Santos, do final de abril até esta data do mês de maio muitas pessoas já se tornaram alvo do surto da conjuntivite. Os maiores números de casos estão sendo registrados nas escolas, onde alunos, funcionários e professores estão contraindo a doença, devido o contato mais incidente, explica os profissionais que atuam na área médica.
Mesmo sem números oficiais, já que não existe a obrigatoriedade das unidades de saúde registrar os dados, várias pessoas já foram diagnosticados com a doença em toda as regiões da cidade e na zona rural do municipio de Brejo dos Santos.
Reportagens publicadas em portais jornalísticos da região, informam que a população das cidades de Bom Sucesso e Catolé do Rocha sofrem com o mesmo vírus.
Profissionais da saúde explicam que a conjuntivite do tipo que está sendo contraída pelas pessoas não é considerada grave, porém, ela é altamente contagiosa e é transmitida pelo ar, ou simplesmente tocar em um objeto que foi manipulado por uma pessoa infectada e coçar o olho.
Segundo os médicos, cuidar da higiene é o melhor jeito de evitar a contaminação. É recomendável lavar as mãos com muita freqüência e evitar usar a mesma toalha e a mesma roupa de cama de uma pessoa que está doente.
O clínico, pediatra, ou o médico das unidades de saúde da família estão preparados para identificar e diagnosticar a doença, portanto não há necessidade de consultar um oftalmologista.
Conheça os tipos de conjuntivite e suas causas
A conjuntivite viral é espalhada via aerossol ou contato com uma variedade de vírus contagiosos, incluindo muitos dos que causam o resfriado comum, desta forma está geralmente associada a sintomas no trato respiratório superior.
Conjuntivite alérgica pode ser causada por alergia a substâncias como cosméticos, perfumes, depósito de proteínas na lente de contato ou medicamentos. Ela geralmente afeta ambos os olhos e é acompanhada por pálpebras inchadas.

Conjuntivite bacteriana é geralmente causada por bactéria piogênica,  como as staphylococcus ou streptococcu, da própria pele ou flora respiratória do paciente. Outros casos são devido à infecção pelo ambiente ou por outras pessoas, geralmente pelo toque, mas ocasionalmente também via maquiagem para olhos ou loção facial.
Sintomas da conjuntivite
Olhos irritados, vermelhos e lacrimejando são os sintomas comuns de todos os tipos de conjuntivite. Algumas, como a conjuntivite alérgica aguda, podem coçar bastante.
Tratamento da conjuntivite
O tratamento apropriado para conjuntivite depende da causa do problema. Para o tipo alérgico, compressas frias e colírio lubrificante algumas vezes aliviam o desconforto em casos moderados. Nos casos mais severos, anti-inflamatórios não-esteróides e anti-histaminas podem ser prescrevidos. Alguns pacientes com conjuntivite alérgica persistente podem precisar de aplicações tópicas de gotas de esteróide.
A conjuntivite bacteriana é geralmente tratada com aplicação de gotas de antibióticos nos olhos, ou ungüento que cubra uma faixa ampla da bactéria.
Embora não exista cura para a conjuntivite viral, o alívio dos sintomas pode ser obtido com compressas frias e colírio lubrificante. Para os casos mais graves, gotas tópicas de esteróide podem ser prescrevidas para reduzir o desconforto da inflamação. Os pacientes geralmente são aconselhados a evitar tocar nos olhos ou compartilhar toalhas. Os sintomas da conjuntivite viral geralmente duram menos de 3 semanas.

fonte: informenoticia1

Nenhum comentário:

Postar um comentário