quarta-feira, 10 de abril de 2013

PSDB nacional quer candidatura a governador em todos os estados e aposta em Cássio na Paraíba


O objetivo de lançar o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) como candidato ao Governo do Estado nas eleições do próximo ano vai além das pretensões da Executiva Estadual do PSDB. O partido disputará a presidência da República com o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e, para o fortalecimento da sua candidatura, a direção nacional deverá determinar por faixa própria em todos os estados brasileiros para batalha pelo cargo de governador.

O presidente nacional do partido, o deputado federal Sérgio Guerra (PSDB-PE), foi claro ao declarar ao Portal Correio o posicionamento da direção acerca do pleito para Governo de Estado. Segundo ele, a direção almeja candidatura própria na Paraíba, assim como, nas demais 26 unidades federativas. “O desejo do PSDB é ter candidaturas próprias em todos estados da federação e a Paraíba se insere nesse contexto”, afirmou.
Sérgio Guerra acredita que o senador Cássio Cunha Lima tem os requisitos necessários para entrar na corrida eleitoral encabeçando a chapa majoritária. “O senador Cássio Cunha Lima tem todos as condições para disputar as eleições do próximo ano”, garantiu o presidente do PSDB nacional.
Dentre os nomes que compõem o quadro tucano no Estado, o de Cássio Cunha Lima se destaca.  Eleito duas vezes governador e detentor do mandato de senador, o tucano se apresenta como a melhor opção da legenda, de acordo com o presidente estadual do PSDB da Paraíba, o deputado federal Ruy Carneiro.
Ainda faltam 18 meses para as eleições de 2014 e apesar de Ruy Carneiro afirmar que os debates eleitorais não devem ser antecipados, ele não esconde a intenção da direção estadual indicar Cássio para concorrer ao Governo.
Para o dirigente, o senador possui a melhor conjuntura para entrar no pleito. Segundo ele, a possibilidade de efetivação da campanha só será discutida em 2014, inclusive se Cássio Cunha Lima será lançado como candidato ou se o PSDB manterá aliança com o PSB do governador Ricardo Coutinho, que concorrerá à reeleição.
Ao que tudo indica, o espaço para Cássio será garantido em nível estadual e nacional. Entretanto, o senador, em sua mais recente entrevista à imprensa, reforçou a permanência da aliança com o governador. Ele reafirmou que não faz parte dos seus planos disputar a eleição do próximo ano e declarou que irá trabalhar pela manutenção da coligação com o PSB.
Mesmo pregando a união, Cássio explicou que o futuro da aliança com os socialistas dependerá do que será ofertado ao seu partido pelo governador Ricardo Coutinho. Uma ‘imposição’ reafirmada é de que o PSB priorize os aliados da última eleição na escolha para indicação de vice-governador e senador da chapa socialista.
Outro impasse que poderia impossibilitar Cássio Cunha Lima de passar novamente pelo crivo das urnas seriam as questões jurídicas, já que ele foi cassado em 2008 pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB),  por abuso de poder econômico e político. Portanto, ele estaria enquadrado na Lei da Ficha Limpa. Porém,  alguns advogados alegam que a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre o tema não torna o senador inelegível em 2014. Para esses os juristas, o tucano já teria cumprido sua pena antes da decisão do Supremo.

fonte: Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário