segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Emepa apresenta nova tecnologia para alimentar gado na estiagem

Pesquisadores apostam na nova forma de alimentar animais na estiagem
Pesquisadores da Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba (Emepa) estão apostando numa nova forma de alimentar animais em períodos de estiagem. A tecnologia, que consiste em tabletes nutritivos (ou blocos multinutricionais), é uma mistura de melaço, uréia pecuária, sal comum, minerais e bagaço de cana ou folhas encontradas na propriedade rural. "O produtor mistura tudo, coloca em prensas ou formas de fazer tijolos e deixa secar. O resultado são blocos endurecidos, feito rapaduras, prontos para serem oferecidos aos animais”, explica a zootecnista Maria das Graças Gomes Cunha, uma das responsáveis pela pesquisa.
Segundo ela, se o animal não tiver à sua disposição reservas naturais de minerais como o sódio e o zinco, por exemplo, precisa da reposição diária desses elementos – daí a necessidade da suplementação. "A utilização dos blocos multinutricionais é uma alternativa eficiente e promissora, fornecendo nutrientes essenciais como proteína, energia e minerais durante o período em que as forrageiras estão com baixa qualidade”, explicou.
Ainda conforme Maria das Graças, os blocos nutricionais foram desenvolvidos para suprir quantidades lentas e pequenas desses nutrientes principalmente o nitrogênio. "Ao fornecerem nitrogênio e energia prontamente fermentáveis, os tabletes melhoram o ecossistema ruminal para a multiplicação microbiana e, por conseguinte, incrementam a digestão da fibra, principal componente da forragem na época seca”, disse.
Utilizada em animais da região do semiárido, como caprinos e ovinos, a nutrição mineral apropriada contribui para a produção e a melhora da relação custo/benefício do sistema de produção de carne e leite. No caso da suplementação em bovinos criados em pasto, os blocos podem ser oferecidos em cochos, sempre cobertos, colocados em locais estratégicos do campo.
A zootecnista explica que o tablete nutricional substitui o sal oferecido nos cochos e tem a vantagem de ser mais completo, porque, além dos minerais, tem ingredientes energéticos.
Desenvolvimento – A pesquisa foi desenvolvida na Estação Experimental de Pendência, base física da Emepa, no município de Soledade, Cariri paraibano. Ao longo dos anos, pesquisadores e técnicos da estação vêm trabalhando na descoberta de alternativas de alimentação para os animais que sofrem em épocas de estiagem. Forragens e fenos feitos à base de plantas nativas (marmeleiro, mata-pasto, jureminha) já estão sendo repassadas aos pequenos e médios criadores como forma de garantir a alimentação do rebanho.

fonte: Wscom via Secom/PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário