terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dep. Daniella entrega ao MP lista com nome de apadrinhados indicados por deputados; no documento aparece 2 pessoas de Brejo dos Santos; veja quem são

O Ministério Público da Paraíba está investigando supostas irregularidades em contratações do governo do Estado, segundo o procurador-geral de Justiça da Paraíba, Oswaldo Trigueiro. O procurador-geral recebeu na manhã desta segunda-feira (16) a deputada estadual Daniela Ribeiro (PP) e uma comitiva de servidores públicos.

Na ocasião, a deputada entregou uma série de documentos a Oswaldo Trigueiro alegando comprovarem que o Estado vem contratando novos servidores pro-tempore por apadrinhamento político e não por concurso público.
“A deputada nos traz novos documentos com denúncias de irregularidades de novas contratações e que iremos avaliar. O Ministério Público já notificou o Estado para que apresente os dados e números do que foi acertado em TAC [Termo de Ajustamento de Conduta]. Estamos atentos a tudo, e a nossa missão é fazer com que a lei seja cumprida. A recomendação foi para que o Estado desligue as pessoas que estão de forma precária e transforme as necessidades em concurso”, afirmou Oswaldo.
O procurador-geral de Justiça aproveitou para informar à deputada que o Ministério Público já está se preparando para fazer a mesma recomendação à Assembleia Legislativa da Paraíba, para se adequar à Constituição.
Dentre os documentos entregues pela deputada, está uma lista com mais de 200 nomes de contratações de prestadores de serviço na secretaria de Educação do Estado. As contratações teriam sido feitas com base em indicações de deputados da base aliada do governador Ricardo Coutinho (PSB).
Na lista de cerca de 200 pessoas, se encontram os nomes de dois cidadãos de Brejo dos Santos, Joao Paulo Caetano da Silva, contratado para a função de apoio na Escola Estadual Diva Guedes de Araújo e de Sonia Ravele de Melo Lisboa, também contratada para trabalhar na função de apoio na escola Diva Guedes de Araújo.
De acordo com os documentos entregue pela deputada estadual Daniella Ribeiro, as duas pessoas contratadas em Brejo dos Santos pelo o governo do Estado, foi uma indicação do deputado Federal Efraim Filho (DEM), que tem um forte reduto eleitoral na cidade e é apoiado politicamente pelo prefeito Lauri Ferreira da Costa (DEM) que também é aliado do governador Ricardo Coutinho (PSB).
Ao assumir o governo do Estado, Ricardo Coutinho teve de demitir metade dos prestadores de serviços (mais de 15 mil), atendendo recomendação do Ministério Público. Ao final do ano de 2011, se constatou que novos prestadores foram contratados pelo governo.
“Enquanto se demite mais de 15 mil prestadores com 10, 15, 20 anos de serviço,dizendo que vai fazer concurso público, a verdade é outra”, disse a deputada Daniela Ribeiro. Ela não soube precisar quantos foram colocados no Estado pelo atual governo.
A parlamentar pediu ao procurador-geral de Justiça analise a situação dos servidores temporários e que seja analisado caso a caso enquanto o Estado se organiza na realização dos concursos. “Estas demissões, da forma que vêm sendo feitas, estão gerando um caos social na Paraíba. O governo vem demitindo indiscriminadamente, de forma verbal”, afirmou Daniela.
Dentre os políticos envolvidos, com indicações, estão os deputados Toinho do Sopão, Antonio Mineral, Branco Mendes, Doda de Tião, Tião Gomes, Romero Rodrigues, Domiciano Cabral e Efraim Filho.


fonte: IN1 com G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário