sábado, 8 de fevereiro de 2014

Paraíba ganha laboratório contra lavagem de dinheiro, a partir desta segunda-feira

Ministério Público da Paraíba inaugura, na próxima segunda-feira (10), o Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), com apresentação de seu funcionamento pelo coordenador da Rede Nacional de Laboratórios do Ministério da Justiça, Roberto Zaina. O LAB-LD é resultado de um Acordo de Cooperação Técnica entre o MP-PB e o Ministério da Justiça. A inauguração ocorrerá às 9h, no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em João Pessoa.

A Paraíba terá um Laboratório de Tecnologia contra a Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) que ficará instalado em João Pessoa. A aquisição é resultado de uma parceria entre a Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ) e o Ministério Público da Paraíba. A unidade permitirá análises mais rápidas de dados e cruzamento de informações em investigações dos crimes de lavagem de dinheiro e de corrupção.
Segundo informações do Ministério da Justiça, o Laboratório conta com uma estrutura de tecnologia que reúne conjunto de softwares e hardwares e permite o processamento de informação em massa. O laboratório permite gerar relatórios confiáveis, a partir de distintas bases de dados e apresenta um mapeamento de informações de movimentações financeiras, de intercâmbio entre pessoas que possam fazer parte de uma quadrilha e de indícios de lavagem de dinheiro.
O Ministério da Justiça será responsável pela entrega dos equipamentos (softwares e hardwares), treinamento de pessoal no manuseio das ferramentas tecnológicas e capacitação em técnicas de análise, por meio do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), da SNJ/MJ.
Durante o evento, será ministrada uma palestra sobre o “Estatuto do Desarmamento” com promotor de Justiça do Ministério Público do Tocantins, Felício Soares. Ele também vai lançar um livro com mesmo tema da palestra.


fonte: Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário