sexta-feira, 13 de julho de 2012

Sociedade Paraibana de Pediatria denuncia falta de UTIs na Paraíba

A falta de leitos disponíveis em UTIs pediátricas tem deixado muitas crianças da Paraíba esperando na fila para a realização de procedimentos cirúrgicos. De acordo com a Sociedade Paraibana de Pediatria, para melhorar a cobertura no estado, é necessário que a quantidade de leitos oferecidos sejam dobrados.

Na tarde desta quinta-feira (12) a promotoria da Saúde reuniu representantes dos governos estadual e municipal e diretores de hospitais, para cobrar soluções, no tocante a falta de leitos para atendimentos pediátricos, principalmente os de UTI. Na Paraíba são apenas 49 leitos disponíveis em UTI's pediátricas, sendo 23 na capital, João Pessoa, e os outros 26 em Campina Grande.
Durante a reunião o diretor de regulação de João Pessoa Alexandro Melo garantiu que até o final do ano, dez novas UTIs serão abertas, uma no hospital do bairro Valentina Figueredo “nos sabemos que na verdade a situação do déficit de leitos de UTI não é só do município de João Pessoa nem da Paraíba, mas do país inteiro, nós temos uma central de leitos que faz essa gestão, para encaminhar os pacientes de acordo com o grau da necessidade deles.”
A Sociedade Paraibana de Pediatria denunciou o déficit de leitos para o atendimento de crianças em estado crítico de sáude, “são crianças que chegam em parada cardiorrespiratória e a gente não tem esses leitos na UTI, então alguma coisa tem que ser feita de maneira urgente”. Disse Kátia Laureano, presidente da Sociedade Paraibana de Pediatria.
Em João Pessoa a maior parte dos leitos de UTI pediátricas estão no Hospital Arlinda Marques, que é a unidade referência no atendimento pediátrico, são 66 leitos, sendo 12 destes em unidade de terapia intensiva, que segundo a diretora do Hospital, estão sempre lotados e há uma fila de espera “existem especialidades que requer uma vaga na UTI e quando não tem é preciso aguardar pra realizar a cirurgia” explicou Aline Nery diretora administrativa do Hospital Arlinda Marques.


fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário