segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

SAMU capacita mais 50 profissionais de cinco outros Municípios

SAMU capacita mais 50 profissionais de cinco outros Municípios

Começa nesta segunda-feira, 5, e prossegue até o dia 17, a capacitação com mais 50 profissionais de outro cinco municípios – Riacho de Santo Antônio, São Vicente do Seridó, Arara, Natuba e Picuí, que depois da implantação da regionalização do SAMU/192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência) serão regulados por Campina Grande. A capacitação será realizada diariamente, a partir das 13h, no auditório da Vila do Artesão, e ministrada por médicos e enfermeiros do SAMU, com os objetivos de qualificar e aprimorar o conhecimento dos profissionais, entre condutores socorristas, técnicos de enfermagem e enfermeiros, que irão atuar nos seus respectivos municípios.
Nesta segunda-feira, 5, serão abordados na capacitação os temas “Regulação médica”, “Funcionamento do SAMU” e “Atribuições dos profissionais”. Na terça-feira, 6, os profissionais serão capacitados em “Avaliação primária” e “Avaliação secundária”. “Rolamento 90º e 180º”, “Colar cervical” e “Prancha longa e prancha a vácuo” serão os temas apresentados na quarta-feira, 23. No dia 7, quinta-feira, a capacitação prossegue com os temas “Rolamento 90º e 180º”, “Colar cervical” e “Prancha longa e prancha a vácuo”. No dia seguinte, serão abordados os temas “Imobilização de fraturas” e “Retirada de capacete”.
No dia 9, os profissionais serão capacitados em “Reanimação cardiopulmonar adulto e infantil”. Entre os dias 12 e 17 de dezembro, eles estarão acompanhando os profissionais nas ambulâncias do SAMU para que possam participar dos atendimentos realizados. Nas etapas realizadas nos meses de outubro e novembro, já foram capacitados aproximadamente 150 profissionais dos municípios de Aroeiras, Boqueirão, Caturité, Cabaceiras, Pocinhos, Queimadas, Cuité, Umbuzeiro, Areia, Esperança, Alagoa Nova e Alcantil. Umbuzeiro, Areia, Esperança, Alagoa Nova e Alcantil

SOBRE A REGIONALIZAÇÃO
A regionalização do SAMU vai ampliar em quase 150% o número de pessoas beneficiadas com o serviço, que é de atualmente 380 mil, correspondentes aos moradores de Campina Grande, para uma população de R$ 927 mil pessoas. As bases descentralizadas serão instaladas nos municípios e reguladas pelo SAMU de Campina Grande. O objetivo da regionalização do SAMU é qualificar o atendimento de urgência e emergência nos pequenos municípios. O SAMU de Campina Grande dará cobertura a esses municípios e regulará todo o sistema de urgência e emergência, incluindo a regulação dos leitos hospitalares dos municípios referenciados.
 
fonte: Iparaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário