sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Polícias apreendem 503 kg de droga em 2012 na Paraíba, diz governo


O governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Comunicação do Estado,   divulgou nesta sexta-feira (19) que as polícias Civil e Militar da Paraíba apreenderam mais de meia tonelada de drogas de janeiro a setembro deste ano. Segundo a Secom, este número é 60% maior ao contabilizado no mesmo período de 2011.


Enquanto de janeiro a setembro de 2011 foram retirados de circulação 312,9 kg de entorpecentes, nos noves meses de 2012 as ações policiais resultaram na apreensão de aproximadamente 503 kg de drogas, entre maconha, crack e cocaína.

Este ano, o destaque foi a apreensão de maconha, que quase dobrou em relação ao mesmo período de 2011. Foram apreendidos 404,9 kg da droga nos três trimestres, enquanto em 2011, a polícia apreendeu 204,3 kg. A apreensão de cocaína, por sua vez, foi cinco vezes maior, passando de 979 gramas em 2011 para 5,8 kg em 2012. Também foram apreendidos de janeiro a setembro 92,3 kg de crack.
Apenas durante a Operação Liberdade, iniciada no dia 31 de agosto, mais de 100 kg de maconha foram retirados de circulação e 25 pessoas presas por tráfico de drogas, estando entre elas Esteves Williams da Silva, 49, conhecido como ‘Mago Lila’, suspeito de comandar o tráfico de drogas no Renascer, em João Pessoa. De acordo com a delegada Maria da Solidade Sousa, que comandou os 180 policiais que participaram da operação, a Liberdade foi uma resposta da Polícia Judiciária à sociedade.
“A partir do momento em que apreendemos drogas e tiramos traficantes de circulação também reduzimos os índices de outros crimes relacionados como os roubos e homicídios”, analisa. Outra grande quantidade de maconha foi apreendida durante a Operação Eclipse, desencadeada também em agosto deste ano nos municípios de Pilar, São Miguel de Taipú, ambos na região da Mata paraibana, e João Pessoa.
Dez pessoas foram presas, algumas delas também acusadas de homicídios relacionados ao comércio de entorpecente. A ação foi planejada a partir de denúncias recebidas pela Delegacia de Pilar nas quais se informavam que a cidade seria rota de distribuição de drogas e armas no Estado.
Polícia Civil desenterrou mais 50 Kg de maconha na casa de um dos suspeitos, no bairro do Renascer (Foto: Walter Paparazzo G1/PB)O titular da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), Cláudio Lima, lembrou que o trabalho integrado das polícias Civil e Militar da Paraíba tem como saldos positivos a diminuição de 7,1% do número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que corresponde a homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte, e o aumento da apreensão de armas e drogas.
Em uma das maiores apreensões deste ano, a Polícia Civil desenterrou mais de 50 Kg de maconha na casa de um dos suspeitos, durante a Operação Liberdade, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo G1/PB)

fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário