terça-feira, 2 de outubro de 2012

PM incia operação e lança cartilha com orientações para eleições na PB


Tendo em vista o pleito eleitoral nos 223 municípios da Paraíba, a Polícia Militar do estado lançou na manhã desta terça-feira (2) a Operação Voto Seguro, com o objetivo de garantir a segurança durante as votações. Aliado aos trabalhos de garantia da segurança, a PM lançou a Cartilha de Procedimentos Operacionais - Eleições 2012 para orientar eleitores e policiais acerca de situações que podem vir a ocorrer no próximo domingo (7).

A versão digital da cartilha pode ser encontrada no portal da Polícia Militar da Paraíba.

De acordo com o tenente-coronel Anivan Elias, coordenador de planejamento operacional da Polícia Militar da Paraíba, um efetivo de 8,5 mil policiais estarão dividos até a próxima quinta-feira (4) entre todos os municípios da Paraíba.
“A operação começou nesta terça, mas já vinha sendo preparada desde março. Nesta terça, embarcaremos reforços para as cidades de Sousa, Pombal e Marizópolis e até quinta (4) 100% do efetivo já terá sido enviada para a apresentação ao juiz eleitoral de cada município do estado”, comentou.

A Polícia Militar irá contribuir para a guarda das urnas eletrônicas que serão instaladas entre a sexta-feira (5) e o sábado (6) nos 1.733 locais de votação, de acordo com Anivan Elias.

A divisão da quantidade de policiais por município atendeu a um planejamento estratégico com base no número de eleitores cadastrados para votação em cada local de votação e na análise de registros históricos desses locais em eleições passadas.

“Coletamos dados junto aos cartórios eleitorais e ao TRE e confrontamos com informações coletadas pela Inteligência da Polícia Militar. Em locais que foram registrados problemas nas eleições de 2010 e 2008, por exemplo, nós disponibilizamos um efetivo maior. O cálculo também leva em consideração a quantidade de eleitores por sessão”, explica o tenente-coronel.

A proposta de lançar a cartilha, com objetivo de orientar a população, faz parte das inovação feitas Polícia Militar da Paraíba para as Eleições 2012. De acordo com Anivan Elias, nesta eleição a PM terá um acompanhamento online das ocorrências em todos os municípios do estado. “Mais que garantir a segurança e orientar, a Polícia Militar conclama a população paraibana a fazer a festa da democracia de maneira consciente. A Polícia Militar é apenas uma auxiliar nesta grande festa do nosso país”, completou Anivan.
fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário