domingo, 28 de outubro de 2012

Com diferença de quase 100 mil votos, Luciano Cartaxo é eleito prefeito de João Pessoa


Luciano Cartaxo é eleito prefeito de João Pessoa
O segundo turno em João Pessoa, do município mais populoso do Estado da Paraíba, com 742.478 habitantes, foi encerrado com a vitória do candidato Luciano Cartaxo (PT). Ele, que venceu as eleições de 2012, somou 246.581 votos (68,13%), contra 115.369 votos (31,87%) de seu adversário, Cícero Lucena (PSDB).

O jornalista Nonato Bandeira (PPS) é o vice-prefeito. Cartaxo e Nonato tiveram, durante toda a campanha, o apoio do prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido). Agra deixou o PSB, depois que a legenda optou pela candidatura da jornalista Estela Bezerra, que disputou o primeiro turno e ficou em terceira colocação naquela disputa.
Ele venceu no primeiro e no segundo turnos. Com o resultado deste domingo (28), Cartaxo se elege pela primeira vez como prefeito da cidade pessoense. Já tinha sido o mais votado no primeiro turno com 142.158 votos, representando 38,32% dos votos válidos.
.
Luciano Cartaxo é eleito prefeito de João Pessoa

Há 16 anos que João Pessoa não registrava segundo turno em suas eleições municipais. 

O ex-deputado estadual e novo prefeito de João Pessoa, ingressou na política, pela primeira vez, quando conquistou o cargo de vereador, em 1996. Foi reeleito em 2000, 2004 e 2008, atuando por doze anos na Capital. 

Com a cassação do mandato do então governador Cássio Cunha Lima (PSDB), Luciano Cartaxo tomou posse como vice-governador do Estado, ocupando o cargo por quase dois anos. Foi eleito em 2010 para deputado estadual com 24.296 votos.
Na campanha à prefeitura de 2012, Luciano Cartaxo apresentou como desta de suas propostas a ampliação do número de escolas em tempo integral, a construção de 13 mil casas populares, a reforma na estruturação dos mercados públicos, a criação de quatro terminais de integração e de 80 quilômetros de ciclovias, além da valorização do professor da rede municipal.
A disputa pela Prefeitura de João Pessoa este ano teve no primeiro turno sete candidatos: José Maranhão (PMDB), Estelizabel Bezerra (PSB), Renan Palmeira (PSOL), Antônio Radical (PSTU), Lourdes Sarmento (PCO), Luciano Cartaxo (PT) e Cícero Lucena (PSDB).


fonte: Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário