quarta-feira, 17 de julho de 2013

Ministro garante retomar transposição em Monteiro e ampliar projeto para o Vale do Piancó

O deputado Carlos Batinga (PSC) considerou extremamente positiva a audiência que manteve nesta terça-feira (16) com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, para discutir a retomada das obras do projeto de Transposição de Águas do Rio São Francisco, revitalização de perímetros irrigados do Estado e a inclusão de municípios da Paraíba no sistema adutor do Rio Pajeú, que vai beneficiar 22 municípios do vizinho estado do Pernambuco e oito paraibanos.

Além de Batinga, os deputados Gervásio Filho (PMDB), Francisco de Assis Quintans (Democratas) e João Gonçalves (PEN) integraram a Comissão Suprapartidária da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que se reuniu com o ministro. Desde ontem, os parlamentares se encontram em Brasília para uma rodada de audiências com o Governo Federal.
Na audiência, Fernando Bezerra garantiu que o Ministério da Integração irá realizar uma nova licitação para incluir os municípios de Maturéia e Mãe D'água no Sistema Adutor do Pajéu, elevando para 10 o número de cidades paraibanas contempladas com o projeto. Segundo Batinga, o ministro pediu que os deputados enviem o mais rápido possível estudos técnicos sobre os dois municípios para incluí-los. “Assim, nos comprometemos a solicitar as informações a Cagepa e a secretaria estadual de Recursos Hídricos para enviar ao Ministério da Integração”, completou.
Fernando Bezerra também assumiu o compromisso de emitir a Ordem de Serviço para retomada das obras da transposição na Paraíba, na região que vai de Monteiro à Pernambuco, até o mês de setembro. Ele explicou que a primeira licitação “deu deserta”, mas afirmou que até sexta-feira (26) uma nova será concluída e a obras retomadas, com um frente de trabalho partindo de Monteiro (PB) para a cidade pernambucana de Monteiro. “A expectativa do ministro é que já no mês de setembro tenha construção para a presidenta Dilma visitar a obra”, revelou.
Com relação à Transposição, o ministro revelou ainda que estão praticamente concluídos estudos técnicos que vão permitir a inclusão de uma tomada de água do Eixo Norte do projeto, que entra na Paraíba pelo estado do Ceará, no rio Piancó. “Isto é uma reivindicação antiga minha, inclusive objeto de debate de uma audiência pública que realizei no Vale do Piancó no meu mandato passado, que agora felizmente está sendo atendida”, enfatizou.
Ainda com relação aos problemas da Seca, o ministro garantiu que irá revitalizar perímetros irrigados no Estado, pertencentes ao Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), a exemplo de Sumé, Sousa (São Gonçalo) e Condado. “A falta de água em nosso estado é um problema muito sério e a revitalização destes perímetros é a redenção da população destas localidades”, frisou.
Sistema Pajeú  - O Sistema Adutor do Pajeú já está em execução em Pernambuco e com a construção da nova etapa também vai beneficiar a Paraíba. O projeto pretende solucionar o problema da falta de água nos municípios de Princesa Isabel, Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Teixeira, Congo, Maturéia, Mãe D'água e Cacimbas. Segundo Batinga, como os municípios do Congo e São José dos Cordeiros já tem bons sistemas adutores a expectativa é que o projeto se amplie ainda mais na Paraíba. 

Mobilidade Urbana

O deputado Carlos Batinga, que é engenheiro civil e uma das principais autoridades da área de mobilidade urbana do Brasil, também se reuniu com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. Na oportunidade, os dois discutiram mecanismos e melhorias para a política nacional do Governo Federal para o setor. A convite do ministro, Batinga deve participar nos próximos dias, em Brasília, de uma reunião temática do conselho gestor do Ministério das Cidades.

fonte: Wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário