terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Medicina lidera a concorrência no PSS-2013


Com 131,3 candidatos por vaga, o curso de medicina é o mais concorrido do Processo Seletivo seriado (PSS-2013) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foram 6.172 inscritos, disputando as 47 vagas oferecidas. Em seguida, estão os Cursos de Formação de Oficiais da Polícia Militar (CFO-PM) feminino, com 83,2 candidatas por vaga (416 inscritas para 5 vagas disponíveis) e CFO-PM masculino, com 58,8 candidatos para cada uma das 25 vagas (1.470 inscritos).
Os dados foram divulgados no final da tarde de ontem, pela Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve).

Segundo a comissão, neste ano, a concorrência do curso de Medicina é 83,6% maior que no vestibular anterior (que teve 71,5 candidatos por vaga). Para o presidente da Coperve, professor João Lins, isto se deve a dois fatores principais: ao crescimento do número de inscritos em 28,9%, passando de 4.788, em 2011 para 6.172, em 2012, e à quantidade de vagas reservadas às cotas (este ano serão 20). Ele lembrou que a concorrência divulgada ontem, para todos os cursos, é referente ao total de vagas, independentemente da reserva de cotas. “Os alunos inscritos para concorrer a uma vaga pelas cotas primeiro têm o direito de disputar pela concorrência geral. Caso não atinjam a média para entrar nas vagas pela concorrência geral, vão concorrer às vagas reservadas às cotas”, informou.
Entre os cursos mais concorridos da UFPB para 2013 também estão Engenharia Civil, com 44 candidatos por vaga, Arquitetura e Urbanismo, com concorrência de 36,3, e Odontologia, cuja concorrência ficou em 36 candidatos por vaga.
“Uma das grandes surpresas deste ano foi o curso de Direito, que geralmente está entre os mais disputados e este ano registrou concorrência inferior à de cursos tradicionalmente menos concorridos, como Arquitetura”, comentou o coordenador do Departamento de Vestibulares (DPVest) do Colégio Geo, Emanuel Targino.
Já os cursos com a menor concorrência são: Ciências Atuariais (com 1,9 candidatos por vaga); Letras/Línguas Clássicas – Grego e Latim (1,8 por vaga) e Letras – Francês (1,6 candidatos por vaga). A relação completa da concorrência por curso pode ser acessada no site da Coperve. Também foram divulgados ontem os locais de prova e a relação de candidatos com atendimento especial deferido. Para realizar a consulta, o candidato deverá informar o número do CPF e a data de nascimento.
As provas referentes à 1ª e à 2ª séries (PSS 1 e 2) serão aplicadas nos próximos dias 16 e 17. Já as provas do PSS 3 ocorrem nos dias 20 e 21 de janeiro de 2013.


fonte: JP Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário