quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Caravana da Seca: agricultor diz que falta alimentos na feira; desertificação preocupa deputados

A Caravana da Seca promovida pela Assembleia Legislativa da Paraíba percorre hoje municípios da região do Cariri e a primeira parada foi na cidade de Serra Branca. A reportagem do Portal WSCOM,  que acompanha a Caravana, ouviu relatos dos moradores da cidade e o agricultor Manoel Rodrigues de Sousa, está preocupado com a falta de alimentos na feira da cidade, além da falta de água frequente nas torneiras. Os deputados demonstram preocupação com o processo de desertificação com que atravessa a região.

O deputado Ricardo Marcelo (PEN), presidente da Assembleia, disse que a cultura do carro pipa tem que acabar por que não resolver a situação, apenas ameniza o sofrimento e evita que falte água em definitivo para população e para os animais.
Já o deputado João Henrique (DEM), disse que a Caravana tem uma importância imensurável por que, com base no que os deputados estão vendo, é que será elaborado um documento que será repassado a bancada federal para que os deputados federais e senadores possam endurecer a cobrança pela conclusão da Transposição do Rio São Francisco.
João Henrique revelou ainda que por onde passa, a Caravana está colhendo imagens e depoimentos que serão anexado ao documento na tentativa de sensibilizar o governo federal a encontrar uma solução em definitivo de convivência com a Seca.
Já o senhor Manoel Rodrigues, que convive com a seca desde criança, testemunhou que está é uma das piores estiagens que se tem notícia. Ele reclama das constantes falta d’água e relata que falta alimento para vender nas feiras. Ainda segundo o agricultor, para sobreviver, a população tem que comprar pelo preço de R$ 10 toneis com água.
Outra reclamação de Seu Manoel, é a praga da cochonilha de carmim que dizimou com a palma da região, fazendo com que a mortalidade do rebanho seja maior que em outras secas. “Antes nós tínhamos pelo menos a palma para dar ao gado, hoje não temos nem isso”, lamentou.


fonte: Wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário