segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Ibama apreende animais mortos no Sertão e multa caçadores em quase R$ 82 mil.


O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) , realizou neste final de semana, uma operação denominada “Vôo Livre”, nas cidades de Brejo do Cruz, São Bento e Pombal, Sertão da Paraíba.
Os agentes ambientais federais do Ibama atuaram caçadores e realizaram o monitoramento de áreas de postura de ovos das pombas da espécie Zenaida auriculata, mais conhecida por arribaçã, além de efetuar barreiras em rodovias.

Segundo informações do Ibama, em duas das barreiras realizadas houve flagrantes de transporte de animais silvestres abatidos, no primeiro caso, um motociclista transportava 13 arribaçãs mortas e no segundo, uma caminhonete levava caçadores, cães de caça, 14 tatus-peba ameaçados de extinção e 1 tamanduá mirim. Dos tatus-peba apreendidos, 10 estavam vivos e foram soltos pelos agentes ao seu habitat e 4 que estavam mortos foram incinerados pela equipe.
As multas aplicadas somaram R$ 81,5 mil. A motocicleta e a caminhonete utilizados para a prática dos crimes ambientais foram apreendidas e estão retidas no pátio do escritório do Ibama na cidade de Sousa. O Ibama apreendeu ainda, duas espingardas e equipamentos utilizados para a caça, como lanternas e enxadotes.
Os infratores foram conduzidos à delegacia de Brejo do Cruz, onde foram qualificados. Além das penalidades administrativas impostas pelo Ibama, os autuados devem responder por crime ambiental na justiça.

fonte: Paraíba.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário