segunda-feira, 9 de junho de 2014

Brejo dos Santos/PB usa garrafas na decoração da Copa e dá exemplo de sustentabilidade

Enquanto algumas cidades gastam muito dinheiro em decoração para os festejos juninos e a Copa do Mundo, municípios como Brejo dos Santos, no Sertão do estado, a 448 quilômetros de João Pessoa, vêm dando exemplo de economia e cuidado com o meio ambiente. Com criatividade e espírito de cooperação, a cidade inteira, que possui cerca de 6 mil habitantes, se mobilizou para coletar garrafas pet e outros descartáveis para fazer a decoração das festas juninas deste ano, com ornamentação voltada para o tema da Copa do Mundo. Além disso, a decoração foi feita também para a comemoração do aniversário de emancipação política do município que aconteceu no último dia 3.

Os recicláveis, pintados e transformados em objetos decorativos e em símbolos do País, vêm chamando a atenção pela inovação e pela atitude sustentável.  Caso não estivessem sendo coletados para se transformar em decoração, teriam o lixo como destino e consequente poluiriam o meio ambiente. 
Decoração 'descartável' se espalha pela cidade
Foto: Decoração 'descartável' se espalha pela cidade
Créditos: Eugênio Vieira (Especial para o Portal Correio)
Até o mascote da Copa ganhou versão em pet
Foto: Até o mascote da Copa ganhou versão em pet
Créditos: Eugênio Vieira (Especial para o Portal Correio)
Luciene Vieira, primeira dama da cidade, é a idealizadora do projeto de decoração do município. Ela trabalha com material reciclável há cinco anos e foi quem conseguiu mobilizar os moradores para coleta das garrafas pet.
"Nós mobilizamos os estudantes nas escolas, os servidores nas repartições públicas, além dos catadores de recicláveis, para conseguirmos a quantidade de garrafas suficiente para o trabalho", relatou.
Ela contou que a confecção das peças decorativas começou há cerca de dois meses e uma equipe formada por ela e mais três pessoas ficaram encarregadas de criar e construir tudo. Cada objeto demora em média entre três e cinco dias para ser feito. Foram feitas bandeiras, bolas, espigas de milho e fogueiras com as cores e motivações da Copa.  Já a decoração da fachada da prefeitura demorou duas semanas para ficar pronta. 
Vários objetos foram confeccionados com garrafas pet
Foto: Vários objetos foram confeccionados com garrafas pet
Créditos: Reprodução/Facebook/Luciene Vieira  

Vários objetos foram confeccionados com garrafas pet
Foto: Vários objetos foram confeccionados com garrafas pet
Créditos: Eugênio Vieira (Especial para o Portal Correio)
"É um trabalho muito gratificante, principalmente porque a gente sente o engajamento de todos e no final fica tudo bonito e, o que é melhor, sem maiores custos para o município e com o destino correto ao que poderia acabar poluindo", analisou Luciene.
Além da sede da prefeitura, receberam decoração a entrada da cidade e alguns postos de saúde e escolas. Na decoração da prefeitura, além da bola, Luciene está confeccionando um boneco do Fuleco, o mascote tatu bola, que irá se juntar ao que já está pronto.

fonte: Portal da Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário