sexta-feira, 6 de junho de 2014

Apenas 57 cidades da PB não registram casos de dengue

Dos 223 municípios, apenas 57 não registraram casos de dengue neste ano na Paraíba. Ao todo, foram 3.419 casos suspeitos registrados em 166 cidades. Foram 708 diagnósticos confirmados, 649 descartados e os demais ainda estão sob investigação. Oito pessoas apresentaram o estado grave da doença. Os dados foram divulgados na quinta-feira (5) pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). As estatísticas são referentes ao período de 1º de janeiro a 24 de maio 2014.

De acordo com o órgão, houve uma redução de 58,27% no número de notificações em relaçao ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram 8.193 registros da doença. Em 2014, as principais vítimas foram adultos com idades entre 20 e 49 anos. Em seguida, apareceram as crianças e adolescentes nas faixas etárias de 10 a 19 anos.
Desde o começo do ano, cinco pessoas já perderam a vida em decorrência da dengue na Paraíba. Os óbitos foram registrados nas cidades de João Pessoa (1), Campina Grande (2), Cruz do Espírito Santo (1) e Cuité (1). Além disse o, outras quatros mortes que ocorreram nos municípios de Esperança, Patos, Araruna e São José do Bom Fim, também vêm sendo investigadas, porque existe a suspeita que tenham sido provocadas também pela doença.
Para evitar o aumento dos casos, a SES intensificou as ações de combate à doença junto com os municípios. Um total de 910 profissionais de saúde recebeu capacitação para agilizar o diagnóstico e o tratamento da dengue. Além disso, equipes do Governo do Estado estão visitando cidades do interior para discutir o assunto com os gestores municipais.
“Estamos orientando as equipes de saúde e analisando os dados junto com os municípios, para mostrar quais ações devem ser trabalhadas. Visitamos as condições da atenção à saúde, visitamos unidades de saúde, hospitais e até a organização das vigilâncias epidemiológica e ambiental das cidades”, disse Izabel Sarmento, técnica de vigilância em agravo da SES e responsável pelo combate à dengue no Estado.


fonte: JP Online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário