terça-feira, 29 de outubro de 2013

Beneficiários têm até o dia 13 de dezembro deste ano para atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais

Mais de 30 mil famílias beneficiárias do programa Bolsa Família na Paraíba precisam atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal até o dia 13 de dezembro deste ano, conforme levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). A atualização é obrigatória para manter o direito ao programa de transferência de renda e quem não fizer o recadastramento terá o benefício bloqueado a partir de janeiro de 2014.

De acordo com o MDS, as famílias convocadas para o recadastramento estão há mais de 24 meses sem atualizar as informações. “O gestor precisa das informações atualizadas para verificar se a família está atendendo as regras do programa e recebendo de acordo com a situação atual, pois existem casos em que a família poderia até estar recebendo outros valores”, explica a coordenadora geral de Concessão e Administração de Benefícios do MDS, Caroline Paranayba.
Todas as famílias que precisam fazer a revisão receberam cartas do MDS, alertando sobre a necessidade de atualizar os dados. As mensagens também aparecem no extrato de pagamento do benefício da família público-alvo da revisão cadastral. Quem recebeu a mensagem deve procurar a gestão do Bolsa Família no município em que reside. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) também são locais onde as pessoas podem se informar sobre o assunto.
Para realizar o cadastro é necessário apresentar uma série de documentos. O responsável familiar deve levar essencialmente o CPF ou o título eleitor, comprovante de residência e informações das crianças que estão na escola. Para os demais membros da família, é importante levar ao menos um documento oficial de identificação, como certidão de nascimento, certidão de casamento, CPF, identidade ou carteira de trabalho.
A revisão cadastral visa garantir a qualidade das informações cadastrais das famílias atendidas pelo Bolsa Família, além do cumprimento das regras do programa nas áreas de saúde, educação e assistência social. Com as informações atualizadas, é possível avaliar as condições de recebimento dos benefícios e atender com mais eficiência a população em situação de pobreza em todo o país.
Dados do MDS mostram que em Campina Grande cerca de quatro mil famílias ainda precisam atualizar os dados, já em João Pessoa são mais de 5,8 mil, contudo, a convocação é para todos os 223 municípios do Estado. Na capital, a revisão cadastral está sendo realizada na sede do Bolsa Família, que fica localizada na avenida Dom Pedro I, n° 849, Centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30. Vale ressaltar que o atendimento é feito por agendamento. Para mais informações, as pessoas podem entrar em contato com o Bolsa Família pelo telefone 3214-3551.



Fonte: Catolé News com Jornal da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário