sábado, 16 de fevereiro de 2013

Governador da Paraíba recebe em audiência Prefeitos de Brejo dos Santos e de Bom Sucesso


O governador Ricardo Coutinho anunciou medidas emergenciais de ampliação da oferta de água nos municípios de Bom Sucesso e Brejo dos Santos, no Sertão paraibano, que estão com o abastecimento suspenso desde que o açude dos Carneiros, em Jericó, ficou quase seco. Oanúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (14), na Granja Santana, durante audiência com o deputado estadual Gervásio Filho e os prefeitos de Bom Sucesso, Ivaldo Washignton, e de Brejo dos Santos, Luiz Vieira, que relataram a situação de calamidade e pediram a ampliação dos carros pipas.

Diante da situação de falta de água no açude que abastece as cidades, o governador Ricardo Coutinho autorizou a ampliação dos convênios para dois carros pipa para Bom Sucesso e de mais um carro pipa para Brejo dos Santos. O açude dos Carneiros tem capacidade para armazenar 31 milhões de metros cúbicos de água, mas devido à falta de chuvas, que já dura quase dois anos, entrou em colapso, o que impossibilita que a água chegue até as torneiras da população nas zonas rural e urbana dos municípios de Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Jericó, Lagoa e Mato Grosso.
Durante a audiência, Ricardo Coutinho garantiu que o Estado adotará medidas emergenciais como a renovação dos contratos e ampliação dos carros pipa nestes municípios e solicitou que os prefeitos encaminhem levantamentos sobre os poços que podem ser recuperados pela Companhia de Desenvolvimento de Recursos Minerais da Paraíba (CDRM) e Defesa Civil.
O deputado estadual Gervásio Filho informou que o volume de água existente no açude dos Carneiros é insuficiente para o consumo humano e diante do quadro caótico os prefeitos de Brejo dos Santos e Bom Sucesso pediram que viabilizasse uma audiência com o governador. “Mais uma vez procurei o governador Ricardo, assim como fiz com os prefeitos da região do Brejo, e ele nos recebeu e adotou medidas emergenciais para amenizar a situação provocada com a seca do açude de Lagoa de Matias. As prefeituras não têm condição financeira de garantir o abastecimento de toda a população e, por isso, a importância do Governo do Estado ampliar o número de carros pipa e outras medidas para garantir o acesso à água”, relatou.
Gervásio disse acreditar que o apoio do Governo vai atender a população desses dois municípios e também dos demais que vinham sendo atendidos pelo manancial. “A população do Sertão está sofrendo muito com esta seca. Pela primeira vez não vi chuva na região durante o carnaval, o que é quase uma tradição. Voltei preocupado, mas imbuído em buscar apoio junto aos Governos federal e estadual para resolver a situação dos sertanejos”, destacou.
O prefeito de Brejo dos Santos, Luiz Vieira, disse que com o colapso do açude dos Carneiros a maneira emergencial de garantir água para a população é aumentando os carros pipas e recuperando poços. “O governador foi bastante sensível à situação e acreditamos que nos dará o apoio necessário para convivermos nestes tempos difíceis com a estiagem”, comentou.
Para o prefeito de Bom Sucesso, Ivaldo Washignton, a audiência foi positiva pela garantia do governador Ricardo Coutinho de que irá providenciar contratos de fornecimento de mais dois carros pipas para suprir a necessidade da população enquanto continuar suspenso o abastecimento das zonas urbana e rural. “Também discutimos sobre o programa de distribuição de ração animal e a perfuração e recuperação de poços que são importantes para a convivência com a seca”, observou.

fonte: IN1

Nenhum comentário:

Postar um comentário