sábado, 4 de julho de 2015

Paraíba tem 74 mil adolescentes e crianças fora da escola, diz relatório

A Paraíba ainda tem 74,1 mil crianças e adolescentes fora da educação básica, conforme aponta o relatório do movimento Todos Pela Educação (TPE) divulgado nesta quinta-feira (2). A população de crianças e adolescentes de 4 a 17 anos é de 923 mil na Paraíba. Desses, 91,9% estavam sendo atendidos nas escolas do estado em 2013, ano base do relatório. A meta do TPE para a Paraíba é de 94,8% crianças e adolescentes nesta faixa etária atendidas pela rede de ensino.

O cálculo exclui 7,5 mil adolescentes que já concluíram o Ensino Médio e, por essa razão, não estão matriculados na Educação Básica.

A deficiência foi apontada no relatório "De Olho Nas Metas 2013-14". O estudo publicado tem o objetivo de acompanhar o cumprimento de cinco metas estabelecidas pelo movimento para serem alcançadas até 2022 no país.

O relatório mostra que, entre os principais fatores que excluem crianças e adolescentes do sistema de ensino estão vulnerabilidade social, baixa renda, gravidez precoce, violência, trabalho infantil, deficiência e residência em zona rural. Grupos historicamente excluídos, como negros, indígenas e quilombolas também figuram entre os perfis com grandes dificuldades de acesso à educação.

A população de 15 a 17 anos é a que está mais fora da escola na Paraíba. A taxa de atendimento é de apenas 77,1%, o que significa que 49,4 mil estão fora da escola. A taxa de abandono no ensino médio é de 12,7% no estado.

De acordo com o Todos Pela Educação, o fato de a maior parte da população dos 4 aos 17 anos fora da escola concentrar-se entre 15 e 17 anos chama atenção para um dos principais gargalos da Educação brasileira: o Ensino Médio. “O desafio de se fazer uma escola atraente para o jovem é motivo de discussões que, até agora, não se converteram em políticas efetivas. E qualquer política específica para o Ensino Médio não terá valor se não se resolverem os entraves da etapa anterior, os Anos Finais do Ensino Fundamental, etapa que tem recebido ainda menos atenção das políticas públicas nos últimos anos”, diz o documento.

Na faixa etária de 4 a 5 anos, 5,7 mil estão fora da escola e a taxa de atendimento é de 95,1%. Na faixa de 6 a 14 anos, 18,9 mil não estão estudando, o que corresponde a uma taxa de atendimento de 96,7%.

Fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário