quarta-feira, 30 de abril de 2014

Tubulação de amianto pode causar doenças; deputado pede agilidade na troca

O Deputado Estadual, Toinho do Sopão (PEN) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Estado para alertar a população sobre a utilização da tubulação de amianto em pelo menos nove bairros de João Pessoa, na Paraíba. O deputado exibiu em plenário uma parte de tubulação que foi repassada a ele por funcionário da Companhia de Água e Esgoto da Paraíba(Cagepa), após ser realizado um serviço de manutenção.

“Diversos bairros de João Pessoa e cidades da nossa Paraíba, ainda recebem água nas casas através das antigas tubulações feitas de cimento amianto que, além de causar inúmeros transtornos com vazamentos constantes, também pode causar risco à saúde da população e provocar até câncer”, disse o parlamentar.

De acordo com Toinho do Sopão, numa das áreas mais antigas atendidas pelo Sistema de Abastecimento de Água de Marés, a rede com essa tubulação de amianto corresponde a 300 Km, o que corresponderia à distância entre as cidades de João Pessoa a Patos.

Os bairros da Capital onde ainda é possível encontrar tubulação em amianto são o Centro, Tambiá, Róger, Oitizeiro, Jardim Planalto, Cristo, Torre, Bairro dos Estados e Tambauzinho.

O mineral utilizado há décadas pela indústria, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), pode provocar inúmeras doenças como câncer do pulmão, da laringe, do ovário e do trato digestivo.

A Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa) já vem executando a substituição da tubulação de amianto por canos plásticos de PVC, de forma gradativa, à medida que realiza o conserto de vazamentos nos bairros onde ainda existe as antigas tubulações.

Toinho do Sopão ainda disse que a constante falta d’água em João Pessoa se deve a péssima qualidadeda tubulação em amianto que deve ser trocada o mais urgente possível por tubulação em PVC, que é a mais adequada e indicada.

“A qualidade da água que chega na casa do consumidor não é de qualidade, uma vez que a tubulação de amianto se deteriora por não suportar a pressão motorizada e faz com que água chegue nas residências com fragmentos de amianto, o que é danoso aos consumidores. Exigimos agilidade por parte da Cagepa na solução do problema”, finalizou o parlamentar.


fonte: Wscom com Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário