sexta-feira, 11 de abril de 2014

Aesa registra acúmulo de chuva superior a 600 mm no Sertão

Duas cidades do Sertão paraibano já acumularam mais de 600 milímetros de chuva em 2014. Cajazeiras (632.4mm) e Patos (618.5mm) lideram o ranking elaborado pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Com as precipitações, os maiores açudes desses municípios saíram da situação crítica (menos de 5% da capacidade) e voltaram a abastecer a população.

Em Cajazeiras, o reservatório Engenheiro Ávidos comporta 255 milhões de metros cúbicos e está com 11,6% de sua capacidade. Em Patos, a barragem Farinha pode acumular mais de 25 milhões de metros cúbicos e atualmente está com 22,9% da capacidade. Também foram registradas chuvas significativas na cidade de Teixeira, onde o açude Bastiana está com 259 mil metros cúbicos, ou seja, 20,4% do reservatório.
“A chuvas se caracterizaram por ocorrerem de forma isolada principalmente entre os períodos da tarde e noite, quando aconteceram pancadas de intensidade moderada a forte. Como é normal para esta época do ano, os Vórtices Ciclônicos em Altos Níveis e a Zona de Convergência Intertropical foram os principais sistemas meteorológicos responsáveis pelas chuvas ocorridas no período”, explicou o gerente do setor de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno.
Previsão –  O prognóstico climático para as próximas 24 horas (a partir das 9h desta sexta-feira) é de chuvas isoladas. “Poderãoocorrer precipitações de intensidade moderada a forte em pontos isolados no setor centro/oeste da Paraíba: Cariri, Sertão, e Alto Sertão”, informou  a meteorologista Marle Bandeira. Outras informações sobre tempo e clima da Paraíba podem ser acessadas na página da Aesa na internet. O endereço é www.aesa.pb.gov.br.

fonte: Wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário