sexta-feira, 15 de março de 2013

Paraíba pode estar vendendo gasolina adulterada por conta de fraudes em terminais de Suape


A Paraíba pode estar vendendo gasolina adulterada nos postos de combustíveis do estado. O alerta foi feito Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado da Paraíba (Sindipetro-PB), após a interdição feita Agência Nacional do Petróleo (ANP),em dois  terminais de abastecimento de combustíveis alojados no Complexo Portuário de Suape, em Pernambuco.

Conforme o Sindipetro, Suape é responsável pela distribuição de cerca de 40% de toda gasolina comercializada na Paraíba.
De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Derivados de Petróleo no Estado de Pernambuco (Sindicombustíveis-PE), os terminais estavam contaminados  com metanol, um solvente industrial proibido para uso veicular.
A substância estava misturada à gasolina, em substituição ao etanol. Acontece que o metanol é altamente inflamável e corrosivo, além de ser cancerígeno. Os terminais eram usados para armazenamento de combustíveis das distribuidoras Total e Federal, de maneira exclusiva, e também da Shell, Ipiranga e outros distribuidores, como ponto alternativo. Cada terminal tinha capacidade para 5 milhões de litros.
O sindicato paraibano divulgou que o combustível contaminado é prejudicial tanto para o revendedor para o consumidor. “A adulteração pode gerar eventuais multas, caso venha comercializar esse tipo de combustível, sem falar no consumidor, que estaria pondo em risco não só o carro, mas a própria vida, já que o metanol é considerado uma substância altamente tóxica”, disse o Sindipetro.

fonte: Portal da Correio

Um comentário:

  1. Recife, 18 de março de 2013.



    COMUNICADO À IMPRENSA TOTAL DISTRIBUIDORA



    AO: Blog Brejo dos Santos
    ASSUNTO: Comunicado à imprensa TOTAL Distribuidora


    Prezados,

    Sobre matéria intitulada “Paraíba pode estar vendendo gasolina adulterada por conta de fraudes em terminais de Suape”, veiculada na última sexta-feira, dia 15 de março de 2013, a TOTAL DISTRIBUIDORA S/A comunica que:

    1. Em testes realizados no último dia 15 de março, no laboratório CPT, da Agência Nacional de Petróleo (ANP), em Brasília (DF), não foi encontrada a substância Metanol nas contraprovas da Gasolina “A”, depositada no Terminal da Pandenor, em Suape (PE), sendo o produto liberado para comercialização.

    2. Ficou comprovado, assim, o erro na análise inicial realizada pela ANP e, consequentemente, esta liberou o produto retido para comercialização.

    3. A TOTAL esclarece os fatos e reafirma junto à sociedade e aos parceiros - postos revendedores - seu compromisso com a qualidade dos produtos que comercializa, oferecendo combustíveis que atendem às especificações exigidas pela ANP.

    Visto que não foi procurada pela assessoria de comunicação do Blog Edgar Júnior para obter mais informações sobre a referida denúncia, a TOTAL requer a este veículo a publicação imediata deste comunicado, pois a matéria compromete a imagem da empresa.

    Sem mais, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos.


    Atenciosamente,



    Veronica Fox
    GCI – Gestão da Comunicação Integrada
    (81) 8705.0499 / 9601.5711
    veronicafox@gcicomunicacao.com.br

    ResponderExcluir