sexta-feira, 25 de março de 2011

Cagepa é alvo de denuncia de vereador; empresa é acusada de pôr a saúde pública da população em risco e de crime ambiental

Rinaldo Soares
A população de Brejo dos Santos ficou preocupada e as autoridades de saúde do município estão sobre alerta máximo com denúncias graves oferecidas esta semana pelo  vereador Francisco Rinaldo Soares (DEM) contra a concessionária de abastecimento de água da Paraíba, a Cagepa (Companhia de Água e Esgotos da Paraíba).
De acordo com o vereador, a Cagepa teria contratado uma construtora para realizar as obras de construção da rede de esgoto da cidade, inclusive, interligando todas as residências e também pelo piscinão de tratamento, porém, a Cagepa não incluiu no contrato a construção do canal e do piscinão onde seria depositados todos os dejetos das residências, mesmo assim a Cagepa autorizou a firma que lhe prestava serviço a fazer a interligação dos esgotos das casas na rede principal. Resultado, as residências estão mandando esgoto sem a existência do canal e do piscinão de tratamento.

No local onde estava previsto a localização do piscinão só existe uma grande cratera aberta e uma vala por onde passaria o canal.
É exatamente ai onde o vereador denuncia que a Cagepa cometeu crime ambiental e pondo em risco a saúde dos moradores, pois os dejetos estão sendo jogados na vala que ficou a céu aberto e descendo para mananciais como açudes e córregos que ficam abaixo. Nas últimas chuvas caídas na região, dezenas de peixes subiram na correnteza e terminaram morrendo junto as fezes e urinas, como pode ser observado nas fotos a seguir.
O parlamentar informou ter procurado os dirigentes da empresa responsável pela construção da rede de esgoto sanitário para saber o motivo da não construção do canal e do piscinão de tratamento, porém foi informado que o contrato não previa a obrigatoriedade desse trabalho.
O vereador encaminhou ofício a presidência da Cagepa em João Pessoa alertando sobre o descaso, o parlamentar informou que o ofício pede esclarecimento e cobra providências urgentes. Rinaldo disse também, que solicitou uma audiência com o Presidente da estatal paraibana para ter a certeza de que as informações repassadas a ele pela a empresa que foi contratada são verdadeiras. Caso a empresa tenha deixado a obra inacabada, ele disse que vai exigir da Cagepa que obrigue a mesma a realizar o término das obras.
Se a empresa realizou toda a obra como estava no contrato, Rinaldo Soares vai solicitar a Companhia de Àgua da Paraíba, que contrate uma nova firma para construir o mais rápido possível o piscinão de tratamento, pois do jeito que está a companhia poderá responder por danos a saúde pública da população e ao meio ambiente, pois as valas  cheias de esgoto não tratado estão bem próximas de um bairro da cidade, inclusive muito populoso e quando chove, as águas pluviais se misturam aos resíduos e deságuam nos mananciais.
As fotos a seguir mostram com riqueza de detalhes o descaso e o crime cometido. Todos as imagens foram feitas pelo próprio parlamentar e distribuído a imprensa por sua assessoria.

Aqui deveria ser construído o canal, porém só existe a vala aberta

Nesta imagem, pode ser observar água, misturada a urina e fezes dos esgotos da cidade
Local onde a empresa deveria fazer o piscinão, mas só existe o buraco
Local onde deveria ser feito o piscinão, mas só existe o buraco

Foto mostrando peixe morto em virtude do esgoto

Mais peixes mortos


fonte: informenoticia1

Nenhum comentário:

Postar um comentário