terça-feira, 24 de março de 2015

Energisa encontra seis mil ligações clandestinas na Paraíba em 2014

Seis mil ligações ilegais de energia foram desligadas em toda a Paraíba no ano de 2014, de acordo com levantamento da concessionária de energia do estado, a Energisa. Os 'gatos' podem gerar processo por furto, dano ao patrimônio, apropriação indébita e fraude, as ligações clandestinas de energia continuam sendo prática comum na Paraíba.

Segundo a Energisa, foram desviados 120 Gwh, energia suficiente para abastecer uma cidade como João Pessoa durante dois meses. Em um período de forte crise no país, em que o custo de energia só aumenta, a concessionária explica que este é mais um peso na conta paga por todos que estão usufruindo do serviço de forma regular.
De acordo com o gerente de Operações da Energisa, Felipe Vianelli, existe uma forma para identificar possíveis furtos. “Temos o processo de leitura onde medimos o faturamento da empresa, e existem as medições automatizadas onde conseguimos ver o fluxo de energia que passa pelos condutores no circuito. Se houver uma diferença considerável ao fazermos a comparação, é um indicativo de que aquela área possui potencial de furto de energia”, explicou Vianelli.
Felipe ressalta que o estado deixa de receber muitos investimentos por conta desses furtos. “O estado deixou de recolher R$ 1 milhão em Imposto sobre Circulação em Mercadorias e Prestação (ICMS), e isso poderia ter sido revertido em verba para a saúde, educação e outras áreas de atuação do governo”.

Fonte: G1 Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário